Pensando a democracia e a cidadania nas interfaces históricas e contemporâneas

  • Maria Irinilda Bezerra Universidade Federal do Acre/Campus Floresta
  • Giane Lucélia Grotti Universidade Federal do Acre/ Campus Rio Branco
Palavras-chave: Cidadania, Democracia, Educação

Resumo

A educação não só do Brasil, mas de vários países, principalmente da América Latina vem sendo direcionada de acordo com os interesses internacionais capitalistas, de forma até mais marcante do que nos primórdios da organização dos sistemas públicos de ensino, expandidos sob a influência dos ideais iluministas. Nesta direção este estudo pretende discutir a relação entre educação e cidadania se propondo a pensar alternativas de transformação educativa e social na perspectiva de tornar os espaços sociais mais democráticos e emancipatórios. Com esta finalidade realizamos um estudo bibliográfico recorrendo a autores como: Alves (2010), Carvalho (2016), Coutinho (1979), Najjar (2006), Rummert (2011) e Vieira (2008). Buscamos compreender como a sociedade brasileira foi construindo esta lógica de exclusão, que nos primórdios da sua formação se fazia por meio da negação do direito de frequentar a escola a boa parte da população. Nos dias atuais, esta negação da cidadania se faz por meio da expropriação da classe trabalhadora dos seus direitos econômicos, sobretudo, mas também através da desinformação propiciada pelos meios de comunicação de massa. Os interesses economicistas internos e externos acabaram criando formas múltiplas de desigualdade social e embora reconheçamos a dificuldade de modificar as estruturas da sociedade alicerçadas sobre a injustiça social e a dualidade, precisamos construir uma “ética da rebeldia”, recusando a fatalidade das estruturas para criarmos projetos alternativos de uma sociedade mais justa e igualitária, onde os diferentes protagonistas da história, esquecidos e ilegitimados historicamente, tenham espaço na sociedade.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Maria Irinilda Bezerra, Universidade Federal do Acre/Campus Floresta
Atua no Centro de Educação e Letras, no Curso de Pedagogia. Atua na área de História e Histiografia da Educação; formação docente
Giane Lucélia Grotti, Universidade Federal do Acre/ Campus Rio Branco
Centro de Educação, Letras e Artes/ Curso de Pedagogia

Referências

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Publicado
2017-12-06
Como Citar
Bezerra, M. I., & Grotti, G. L. (2017). Pensando a democracia e a cidadania nas interfaces históricas e contemporâneas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 4(8), 46-59. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4073
Seção
Artigos de demanda contínua