Aspectos Conceituais e Epistemológicos da Educação Comparada Presentes no Projeto “Pesquisas Comparativas sobre Organização e Desenvolvimento Curricular na Área de Educação Matemática, em Países da América Latina

  • Célia Maria Carolino Pires UFMS
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves UNESP/Ilha Solteira
Palavras-chave: Educação Comparada, Currículos de Matemática, Investigações em Educação Matemática, Investigações Curriculares

Resumo

O artigo visa a caracterizar aspectos conceituais e epistemológicos da Educação Comparada, motrizes do projeto de pesquisa “Pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de Educação Matemática, em países da América Latina”, desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa “Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores”. Para tanto, tais bases teóricas serão subsidiadas pela historicidade do referido grupo de pesquisa, visto sua importância na consolidação no Brasil da área de “Currículos de Matemática” no âmbito da Educação Matemática, bem como a assunção de pressupostos da Educação Comparada como uma de suas linhas teóricas perante as investigações curriculares. Assim, o artigo será consubstanciado por alguns dos resultados de teses de doutorado produzidas no âmbito do supramencionado projeto de pesquisa que caracterizam comparativamente os seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

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Publicado
2015-12-18
Como Citar
PIRES, C. M. C.; GONÇALVES, H. J. L. Aspectos Conceituais e Epistemológicos da Educação Comparada Presentes no Projeto “Pesquisas Comparativas sobre Organização e Desenvolvimento Curricular na Área de Educação Matemática, em Países da América Latina. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.