Artigo Original: <br>Avaliação da ação antiofídica do especiosídeo isolado de Tabebuia aurea em camundongos injetados com o veneno de Bothrops moojeni. PECIBES, 47-53, 2017.

  • Iluska Senna Bonfá Moslaves
  • Thalita Ximenes
  • Simone Bertozi de Souza Vasconcelo
  • Luciane Candeloro Portugal
  • Wander Fernando de Oliveira Filiú
  • Carlos Alexandre Carollo
  • Mônica Cristina Toffoli Kadri

Resumo

As serpentes do gênero Bothrops são responsáveis por cerca de 90% dos acidentes ofídicos na América do Sul. A Tabebuia aurea é usada para minimizar as reações locais e seu extrato hidroetanólico mostrou atividades anti-inflamatória, anti-hemorrágica e antimiotóxica para o veneno de Bothrops neuwiedi. A partir disso, o composto majoritário dessa espécie, especiosídeo (Esp), foi isolado e sua ação antiofídica avaliada em camundongos injetados com o veneno de Bothrops moojeni (VBm). Para a determinação das atividades hemorrágica e miotóxica (Swiss machos, 18-30g) os grupos foram VBm, Esp, mistura pré-incubada VBm:Esp (1:100) e Esp após a injeção do VBm (VBm/Esp, 1:100). Os resultados (média ± E.P.M., ANOVA, Bonferroni, p<0,05) mostraram que o tratamento com Esp, VBm:Esp e VBm/Esp reduziram a concentração de hemoglobina e a liberação de creatina quinase, induzidas pelo VBm. A análise histopatológica do músculo gastrocnêmio dos animais tratados com Esp mostrou fibras preservadas, ausência de hemorragia e redução do infiltrado leucocitário. Em conclusão, o Esp possui potencial atividade antiofídica e pode ser uma alternativa complementar à soroterapia nos envenenamentos ofídicos.

Publicado
2017-11-29
Como Citar
MOSLAVES, I. S. B.; XIMENES, T.; SOUZA VASCONCELO, S. B. DE; PORTUGAL, L. C.; OLIVEIRA FILIÚ, W. F. DE; CAROLLO, C. A.; TOFFOLI KADRI, M. C. Artigo Original: <br&gt;Avaliação da ação antiofídica do especiosídeo isolado de Tabebuia aurea em camundongos injetados com o veneno de Bothrops moojeni. PECIBES, 47-53, 2017. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 3, n. 2, 29 nov. 2017.
Seção
Artigos Originais