Práticas de letramento acadêmico em Moçambique: Análise de um trabalho de escrita de gêneros
Resumo
Este artigo descreve o Projeto de Escrita Acadêmica desenvolvido na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, enquanto uma prática de letramento acadêmico, e procura analisar e discutir os modelos de letramento que lhe estão subjacentes. A abordagem enquadra-se teoricamente no âmbito dos Novos Estudos de Letramento (GEE, 1991; STREET, 2003; 2012), mais especificamente no Letramento Acadêmico (LEA, 1994; LEA; STREET, 1998). A metodologia é de natureza qualitativa e consistiu, para além da revisão bibliográfica, na análise das respostas ao questionário aplicado a três professores investigadores envolvidos no projeto. Os resultados do exercício mostram que as intervenções didáticas realizadas no âmbito do Projeto fundamentam-se em concepções próximas dos modelos autônomo, de habilidades de estudo e de socialização acadêmica, assim, julgamos que os resultados da análise podem ser úteis no sentido de apontar desafios e perspectivas na concepção e desenvolvimento de projetos que visem auxiliar os estudantes a se apropriarem de práticas discursivas do universo acadêmico, sobretudo em contextos como o moçambicano.
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