A formação da identidade na Educação Escolar Quilombola: As percepções dos envolvidos

  • Alexandre Leidens Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras - Literatura, Sociedade e Interartes, da UTFPR - Câmpus de Pato Branco.
Palavras-chave: Identidade, Educação, Quilombo, Escola.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a formação da identidade de crianças e jovens provindos de uma comunidade quilombola e estudantes de uma Escola Quilombola na cidade de Palmas/PR. O trabalho, além de se deter em particularidades do local, se atentou para aspectos históricos e sociais envolvidos na constituição da identidade quilombola, tendo em vista, além disso, um imaginário social que interfere de inúmeras maneiras nesse processo. Como quesito substancial e fundamental, o artigo se baseou também em uma entrevista realizada com professores e líderes comunitários sobre a educação na localidade. A base teórica do trabalho, na busca por uma observação mais atenta do contexto como um todo, foi focalizada em autores como Bhabha (2013), Hall (2005), Moura (2006) e Gonzáles-Rey (2003).

 

Biografia do Autor

Alexandre Leidens, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras - Literatura, Sociedade e Interartes, da UTFPR - Câmpus de Pato Branco.
Mestrando em Letras, linha de pesquisa em Literatura, sociedade e interartes, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus de Pato Branco. Graduado em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, câmpus de Erechim. Interessa-se pela teoria literária, bem como pela literatura infantojuvenil, seu foco de pesquisa no mestrado é a Estética da Recepção e a Literatura Policial. A grande maioria de suas produções são ligadas à Estética da Recepção e ao método recepcional, este último voltado principalmente à literatura infantojuvenil.

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Publicado
2018-12-19
Como Citar
Leidens, A. (2018). A formação da identidade na Educação Escolar Quilombola: As percepções dos envolvidos. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 22(43), 135-152. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/6067
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica