Multimodalidade e estereótipos de gênero presentes no comercial da oral b “compare, comprove e complete”

  • Roziane Keila Grando Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Palavras-chave: Leitura crítica, Multiletramentos, Multimodalidade, Anúncio audiovisual.

Resumo

Tendo em vista a dinâmica de textos multimodais, cada vez mais presentes nas práticas sociais, o ensino de leitura demanda uma formação crítica do leitor, possível por intermédio dos Multiletramentos. Além disso, essa perspectiva abre espaço para a inclusão das questões identitárias e a divulgação dos direitos humanos na Escola. A partir desse recorte, a contribuição desse trabalho envolve a proposta de Leitura crítica do anúncio audiovisual “Compare, comprove e complete – oral B”, cuja problematização recai sobre como a linguagem tem sido usada na condição de suporte para a dominância masculina, ao passo que os papéis acerca da mulher e do homem são representados no audiovisual de forma estereotipada, o que contribui para que as diferenças de gênero sejam (re)produzidas.

Biografia do Autor

Roziane Keila Grando, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Mestre em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras português e Literaturas de Língua portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. 

Professora substituta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),  vinculada ao departamento de Letras,desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada,  com ênfase na formação de professores , Letramentos, multi e Novos letramentos. 

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Publicado
2019-03-06
Como Citar
Grando, R. K. (2019). Multimodalidade e estereótipos de gênero presentes no comercial da oral b “compare, comprove e complete”. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(41), 28-47. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/5769
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica