DE PUNTA PORÃ A PONTA PORÃ: A TOPONÍMIA EM CONTATO COM A MUDANÇA LINGUÍSTICA MOTIVADA PELA HISTÓRIA SOCIAL

Suely Aparecida Cazarotto

Resumo


Este estudo aborda um processo de mudança linguística motivado pelo movimento histórico-social instaurado em duas nações, Brasil e Paraguai. Trata-se da observação do topônimo “Ponta Porã”, nome de um município localizado ao sul do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, que, antes da Guerra do Paraguai (1864-1870), denominava-se “Punta Porã” e estava localizado em território paraguaio. Percebe-se neste estudo que, mesmo que a língua tenha a sua organização, regras internas e um sistema dinâmico em busca de permanente equilíbrio, “circunstâncias históricas, mudanças sociais e políticas podem também condicionar a mudança linguística” (CARDERA, 2006, p. 14). Assim, apoiando-nos em leituras específicas acerca do percurso histórico dessa localidade (Ponta Porã), pudemos perceber que fatores sócio-históricos, mais particularmente a Guerra do Paraguai, foram determinantes para a mudança linguística ocorrida no topônimo em estudo, confirmando que as mudanças que se operam na língua partem das mudanças que ocorrem na história do homem.

Texto completo:

PDF

Referências


BENÍTEZ, Sacha Aníbal Cardona. A la sombra de los perobales. Historia del poblado de Punta Porã. Génesis de dos ciudades. 1870 – 1902. Paraguai: Imprenta Salesiana, 2008.

BIDERMAN, Maria Teresa Camargo. Dimensões da palavra. In: Filologia e Linguística Portuguesa, nº 2, 1998, p. 81-18.

CARDERA, Esperança. O essencial sobre a história do português. Lisboa: Editorial Caminho S/A, 2006.

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Edições Arquivo do Estado, 1990.

NASCIMENTO, Jarbas Vargas. A historiografia lingüística e a consolidação de seu estatuto científico. In: Revista Acta. Vol. 1. Assis: 2011.

RIBEIRO, Patrícia Rafaela Otoni; LACERDA, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha. Variação, mudança e não mudança linguística: ressignificando o conservadorismo lingüístico no português do Brasil. In: Revista Linguística, do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vol. 9, número 2, dezembro de 2013, p. 91-105.

SILVA NETO, Serafim da. Capítulos da História da Língua Portuguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Presença, 1986.

SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Teorias da mudança linguística e a sua relação com a(s) história(s) da(s) língua(s). In: Revista de Estudos Lingüísticos da Universidade do Porto. Vol. 3, 2008, p. 39-53.

A Guerra do Paraguai - Texto disponível em http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerraparaguai Acesso em 10/03/2015

Mapa das fronteiras do Paraguai - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponta_Por%C3%A3#/media/File:Historia_de_la_frontera_Paraguaya.JPG Acesso em 16/03/2015

Mapa das fronteiras do Brasil após a Guerra do Paraguai - https://www.google.com.br/search?q=mapa+das+fronteiras+do+brasil+apos+a+guerra+do+paraguai Acesso em 15/04/2015

Mapa do Brasil com as divisões em capitanias - Atribuído a Luís Teixeira, c. 1586 - Lisboa, Biblioteca da Ajuda.https://www.google.com.br/search?q=mapa+do+brasil+dividido+em+capitanias+hereditarias Acesso em 15/04/2015

http://www.bussolaescolar.com.br/historia_do_brasil/guerra_do_paraguai.htm Acesso em 30/06/16


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN (Impresso): 1517-9257

ISSN (Eletrônico): 2448-1165

Papéis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Centro de Ciências Humanas e Sociais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul