As unidades fraseológicas com zoônimos: inserção e delimitação morfológica nos dicionários monolíngues UNESP e Houaiss

  • Rosana Budny Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Unidades fraseológicas com zoônimos, Ordem de entrada, Dicionários monolíngues.

Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa que se insere na área da Metalexicografia e na da Fraseologia. Nela se investigam unidades fraseológicas com zoônimos nos dicionários monolíngues UNESP (2004) e Houaiss (2007)  e seus equivalentes de tradução em dicionários bilíngues português-inglês/inglês-português. Para o escopo deste artigo, tomam-se por base reflexões teóricas de alguns estudiosos da área como Corpas Pastor, 1996; Xatara, 1998; Pérez, 2000; Ortíz Alvarez, 2000, 2001; Welker, 2004, 2008 na tentativa de encontrar parâmetros para descrever aspectos relacionados com a inserção e a delimitação morfológica das unidades fraseológicas com zoônimos nos dicionários mencionados. Os dados demonstram que nem sempre a entrada desse tipo de expressões obedece aos parâmetros estabelecidos nos textos iniciais dos referidos dicionários. Esta pesquisa pretende dar a conhecer o tratamento oferecido a unidades fraseológicas com zoônimos no âmbito dos dicionários citados. Outra justificativa para o levantamento desses dados é o entendimento de que, dependendo do posicionamento da entrada das unidades fraseológicas com zoônimos nos dicionários, torna-se difícil sua identificação por parte do usuário, o que pode ocasionar-lhe perda de tempo na busca das informações desejadas.

Referências

CORPAS PASTOR, Gloria. Manual de fraseología española. Madrid: Gredos, 1996.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2007.

ORTIZ ÁLVAREZ, Maria Luiza. Expressões idiomáticas do português do Brasil e do espanhol de Cuba: estudo contrastivo e implicações para o ensino de português como língua estrangeira. Tese de doutorado em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

ORTIZ ÁLVAREZ, Maria Luiza. Dicionário de expressões idiomáticas ou dicionário fraseológico? Línguas e Letras (CECA/Cascavel) 2.2: 83-96, 2001.

ORTIZ ÁLVAREZ, Maria Luiza. Tendências atuais na pesquisa descritiva e aplicada em Fraseologia e Paremiologia. Campinas: Pontes, 2012.

PÉREZ, María Isabel Santamaría. Tratamiento de las unidades fraseológicas en la lexicografía bilingüe español-catalán. Tesis de Doctorado, 2000.

ROMÃO, Tito Lívio Cruz. Fraseologias zoonímicas relativas a peixes, cetáceos e crustáceos: um estudo comparativo entre o português do Brasil e o alemão. Anais do SILLIC - I Simpósio Internacional de Lexicografia e Linguística Contrastiva. 2011.

SILVA, José Pereira da. Ensaios de Fraseologia. Rio de Janeiro: Dialogarts, 1998.

TAGNIN, Stella Esther Ortweiler. Expressões Idiomáticas e Convencionais. São Paulo: Ática, 1989.

UNESP / BORBA, F. S. Dicionário UNESP de português contemporâneo. São Paulo: UNESP, 2004.

WELKER, Herbert Andreas. Dicionários – Uma pequena introdução à Lexicografia. Brasília, DF: Thesaurus, 2004.

WELKER, Herbert Andreas. Panorama geral da lexicografia pedagógica. Brasília: Thesaurus, 2008.

WELKER, Herbert Andreas. Lexicografia Pedagógica: Definições, História, Peculiaridades. In: XATARA, Cláudia Maria; BEVILACQUA, Cleci Regina; HUMBLÉ, Philippe (orgs.). Lexicografia Pedagógica, Pesquisas e Perspectivas. UFSC/NUT, 2008.

XATARA, Cláudia Maria. O campo minado das expressões idiomáticas. Alfa. 42 (n.esp.): p. 147-159, 1998.

Como Citar
Budny, R., & Durão, A. B. de A. B. (1). As unidades fraseológicas com zoônimos: inserção e delimitação morfológica nos dicionários monolíngues UNESP e Houaiss. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 18(35), 7-20. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3004
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica