Entre a literatura e a taberna: a subversiva utopia imanente dos goliardos

  • Sebastião Lindoberg da Silva Campos UERJ
Palavras-chave: Utopia, Goliardos, Literatura, Subversão.

Resumo

Thomas More deu ao mundo em 1516 a permanência do termo utopia como designação do sonho humano que se lança na construção de um lugar que, mesmo não encontrando efetivação no plano da realidade, busca fundar uma sociedade perfeita na idealidade. Em seu bojo criou uma tradição literária que ora faz uníssono a essa empreitada humana, ora rejeita-a. A literatura medieval goliarda, fruto da simbiose entre a alta cultura letrística e a jogralesca, configura-se, no panorama da tradição literária utópica, como uma poesia subversiva que, rejeitando a tradição estabelecida, espraia-se sobre os mais recônditos desejos humanos, rompendo com a ordem transcendente e fundando na imanência a possibilidade de efetivação da milenar saga humana em busca da “terra onde corre leite e mel”.

Referências

BERGMAN, Ingmar. Imagens. [tradução Alexandre Pastor]. – São Paulo: Martins Fontes, 1996.

CARMINA BURANA: Canções de Beuern. Inclui a versão integral da Carmina Burana de Carl Orff. Tradução, apresentação e notas de João José de Melo Franco. 2ªed. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2009.

CARMINA BURANA: Canções de Beuern. Apresentação de Segismundo Spina, introdução e tradução de Maurice von Woensel. São Paulo: Ars Poética,

CUNHA, Martim Vasques da. Crise e utopia: o dilema de Thomas More. –

Campinas, SP: Vide Editorial, 2012.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. Cocanha: a história de um país imaginário. – São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

RANCO JÚNIOR, Hilário. Cocanha: várias faces de uma utopia. – [S.l.]: Ateliê Editorial, 1998.

NASCIMENTO, Dalma. Mitos e utopias: dos teares literários às páginas dos periódicos. – 1 ed. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.

Como Citar
Campos, S. L. da S. (1). Entre a literatura e a taberna: a subversiva utopia imanente dos goliardos. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 19(38), 22-35. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/2984
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes