Foco e Escopo

A PAPÉIS: Revista do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens tem como objetivo a divulgação de ensaios inéditos, resenhas, resumos expandidos e entrevistas, elaborados por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, voltados para a grande área de Letras, Linguística e Artes, mais especificamente para as linhas de pesquisa do Programa, e que apresentem contribuições relevantes para a ampliação e o aprofundamento do debate teórico, da análise de questões estéticas e culturais.

Os trabalhos submetidos à comissão editorial e que atendam à linha editorial da revista são encaminhados para análise, por meio de submissão anônima, a dois pareceristas ad hoc.

A partir de 2006, ano de implantação do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Estudos de Linguagens, a revista Papéis aceita contribuições com as seguintes temáticas: as edições de número ímpar se dedicam aos estudos linguísticos e de semiótica; e de número par se dedicam aos estudos da literatura.

Para os estudos linguísticos e de semiótica, aceitam-se artigos sobre:

Descrição e análise linguístics: estudos relativos às várias dimensões do saber linguístico, tendo a língua como complexo fenômeno de natureza sociocultural e histórica.

Práticas e objetos semióticos: estudos sobre os procedimentos de organização textual, as variáveis sócio-históricas ou condições de produção que engendram o sentido do discurso em relação ao contexto.

Para os estudos literários, aceitam-se artigos sobre:

Poéticas modernas e contemporâneas, em abordagens individuais ou inter-relacionadas; comparações entre objetos de linguagens diferentes (artes visuais, artes plásticas, música, por exemplo), poesia ou narrativa.

Literatura e memória cultural, compreendendo o estudo de textos literários em suas relações com outros textos, tratando as questões memorialistas como manifestações de uma dada cultura.

Dossiê "VI Encontro de Estudos Literários (EEL)"

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)

Artigos - Linguística e Semiótica

Política padrão

Artigos - Teoria Literária e Estudos Comparados

Entrevistas

Entrevistas com autores, críticos, ensaístas e professores de notório saber das áreas de Linguistica, Letras e Artes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas de publicações da área de Linguistica, Letras e Artes, publicadas no Brasil ou no Exterior nos últimos 2 (dois) anos anteriores à data de submissão.

Resumo de Dissertações

Resumo de dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos recebidos são submetidos à apreciação de dois membros de nosso Conselho Consultivo ou de pareceristas "ad hoc", de acordo com a avaliação do tipo "duplo-cego": os autores não são identificados nos artigos enviados para avaliação, bem como os pareceristas não são identificados quando o resultado da avaliação é enviado aos autores. Os pareceristas são selecionados conforme a área de atuação, produção acadêmica ou conhecimento em relação à temática do artigo.

Semestral

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...