Foco e Escopo

A revista Labore em Ensino de Ciências é um periódico quadrimestral, arbitrado, que tem como objetivo a edição e intercâmbio de trabalhos de investigação  relacionados a processos de ensino/aprendizagem nas áreas de Ensino das Ciências, Educação Ambiental e Educação desde que diretamente relacionados com a prática docente. Publica artigos que resultem de trabalhos de investigação originais, relatos de experiências em sala de aula, resumos de Dissertações e Teses, artigos de divulgação científica, entrevistas, memórias e resenhas de lançamentos relevantes na área.  Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo terá inicio somente se o texto obedecer a todas as normas seguidas pela Revista Labore em Ensino de Ciências. Caso contrário o texto será devolvido ao autor.

O texto que estiver de acordo com as normas da Revista, será encaminhado para 2 (dois) Consultores ad hoc de forma anônima. No caso de pareceres excludentes o texto será encaminhado a um terceiro parecerista.

A decisão final sobre a publicação de um texto submetido à Revista Labore em Ensino de Ciências cabe ao Editor e Editores Executivos, auxiliados pelos pareceres dos consultores.

A lista de pareceristas de cada volume é publicada no seu último número.

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Público-alvo

Em função de sua disponibilidade online, a revista habilita-se a atender um público diversificado, composto por distintos segmentos que serão beneficiados por diferentes seções, abrangendo pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores da educação básica e superior, e profissionais de divulgação científica.

Politicas de seção

a) Artigos

Artigos científicos produzidos por pesquisadores que discutam problemas emergentes, proponham agendas de pesquisa ou contextualizem controvérsias científicas em desenvolvimento, ligados à área de ensino de ciências e áreas afins.

b) Relatos de Experiência

Relatos de experiências em processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências e educação ambiental, com ênfase na descrição de etapas e metodologia das atividades realizadas, bem como uma conclusão indicando claramente os aspectos positivos e negativos da experiência, como contribuição ao enriquecimento da formação de professores e estudantes de pós-graduação.

c) Teses e Dissertações

Resumos de teses e dissertações defendidas no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Educação.

d) Resenhas

Resenhas de obras pertinentes à área de ensino de ciências, educação ambiental e áreas afins.

e) Entrevistas

Divulgação de perfis que se destacam pela experiência no ensino e contribuição à docência e à pesquisa.

f) Memória

Publicação de traduções de textos clássicos da área de ensino de ciências, educação ambiental e áreas afins, com o direito autoral em domínio público ou com autorização do autor. As traduções devem ser comentadas ou com sugestões de uso em processo de ensino e aprendizagem.

Histórico do periódico