Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

  • UFMS

Histórico do periódico

Os CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (ISSN 2763-888X) – visam a cumprir os objetivos que fazem parte de seu projeto editorial, entre os quais destaco os mais significativos: 1) dar continuidade às discussões realizadas no espaço da disciplina obrigatória Literatura Comparada: fundamentos, do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Estudos de Linguagens – UFMS; 2) criar um espaço para o debate crítico, tendo por base os ensaios críticos dos intelectuais convidados p participar dos Cadernos; 3) oportunizar os mestrandos, que desenvolvem projetos sobre a Cultura Local, ou cultura latino-americana, que tornem públicas suas pesquisas acadêmicas; 4) discutir com mais propriedade intelectual a cultura local fronteiriça do Estado de Mato Grosso do Sul (Brasil, Paraguai, Bolívia); 5) incentivar o intercâmbio cultural entre o Estado de Mato Grosso do Sul (Brasil) e seus dois países lindeiros (Paraguai e Bolívia); repensar em conjunto as divergências e convergências instauradas em torno da diversidade cultural que diferencia a cultural local Sul-mato-grossense, assim como em um pseudo-conceito de cultura que quase sempre o Estado quer fazer prevalecer.

Para melhor atender aos objetivos que originaram a ideia dos Cadernos, os mesmos são de natureza temática; justificando, inclusive, o título: Cadernos.

O leitor deste caderno terá a oportunidade de estabelecer redes comparativas e interpretativas entre os ensaios (seguidos de uma Resenha Crítica) que, ao final, lhe proporão mais lucidez crítica sobre o pensamento contemporâneo. Por fim, e o mais importante, agradeço a todos os amigos, professores, críticos, orientandos, intelectuais, que contribuíram para que o Projeto dos Cadernos se tornasse possível.

A revista é coordenada pelo professor Dr. Edgar Cézar Nolasco, professor do Curso de Letras (UFMS) e da pós-graduação Mestrado em Estudos de Linguagens (PPGEL/UFMS), presidente do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC).

Os artigos, ensaios & leituras críticas publicadas nos Cadernos de Estudos Culturais contemplam uma edição por ano.

  • NOSSO QUALIS:

QUALIS A3, área de Linguística e Literatura, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área de Educação, quadriênio 2017-2020..

QUALIS A3, área Interdisciplinar, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área Antropologia/Arqueologia, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área Biotecnologia, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área Ciências Ambientais, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área Comunicação e Informação, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área Direito, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área Geografia, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área História, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área Planejamento Urbano e Regional/Demografia, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área Psicologia, quadriênio 2017-2020.

QUALIS A3, área Sociologia, quadriênio 2017-2020.

A capa e todos os CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS são criadas e diagramadas pelo professor Dr. Marcos Antônio Bessa-Oliveira.