CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS

O periódico Cadernos de Estudos Culturais tem como objetivo oportunizar a um número maior de estudantes de Graduação e Pós-graduação, bem como a pesquisadores em geral, o debate contemporâneo em torno dos Estudos Culturais numa perspectiva transdisciplinar.

Os CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (ISSN 1984-7785) – visa a cumprir os objetivos que fazem parte de seu projeto editorial, entre os quais destaco os mais significativos: 1) dar continuidade às discussões realizadas no espaço da disciplina obrigatória Literatura Comparada: fundamentos, do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Estudos de Linguagens – UFMS; 2) criar um espaço para o debate crítico, tendo por base os ensaios críticos dos intelectuais convidados p participar dos Cadernos; 3) oportunizar os mestrandos, que desenvolvem projetos sobre a Cultura Local, ou cultura latino-americana, que tornem públicas suas pesquisas acadêmicas; 4) discutir com mais propriedade intelectual a cultura local fronteiriça do Estado de Mato Grosso do Sul (Brasil, Paraguai, Bolívia); 5) incentivar o intercâmbio cultural entre o Estado de Mato Grosso do Sul (Brasil) e seus dois países lindeiros (Paraguai e Bolívia); repensar em conjunto as divergências e convergências instauradas em torno da diversidade cultural que diferencia a cultural local Sul-mato-grossense, assim como em um pseudo-conceito de cultura que quase sempre o Estado quer fazer prevalecer.

Para melhor atender aos objetivos que originaram a ideia dos Cadernos, os mesmos são de natureza temática; justificando, inclusive, o título: Cadernos.

O leitor deste caderno terá a oportunidade de estabelecer redes comparativas e interpretativas entre os ensaios (seguidos de uma Resenha Crítica) que, ao final, lhe proporão mais lucidez crítica sobre o pensamento contemporâneo. Por fim, e o mais importante, agradeço a todos os amigos, professores, críticos, orientandos, intelectuais, que contribuíram para que o Projeto dos Cadernos se tornasse possível.

A revista é coordenada pelo professor Dr. Edgar Cézar Nolasco, professor do Curso de Letras (UFMS) e da pós-graduação Mestrado em Estudos de Linguagens (PPGEL/UFMS), presidente do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC).

Os artigos, ensaios & resenhas publicadas nos Cadernos de Estudos Culturais contemplam duas edições por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

  • NOSSO QUALIS:

QUALIS C, área de Linguística e Literatura, quadriênio 2013-2016.

QUALIS C, área de Educação, quadriênio 2013-2016.

QUALIS B2, área Interdisciplinar, quadriênio 2013-2016.

QUALIS B4, área Antropologia/Arqueologia, quadriênio 2013-2016.

QUALIS C, área Biotecnologia, quadriênio 2013-2016.

QUALIS B3, área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016.

QUALIS B3, área Comunicação e Informação, quadriênio 2013-2016.

QUALIS B5, área Direito, quadriênio 2013-2016.

QUALIS B5, área Geografia, quadriênio 2013-2016.

QUALIS C, área História, quadriênio 2013-2016.

QUALIS B2, área Planejamento Urbano e Regional/Demografia, quadriênio 2013-2016.

QUALIS C, área Psicologia, quadriênio 2013-2016.

QUALIS B5, área Sociologia, quadriênio 2013-2016.

A capa e todos os CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS são criadas e diagramadas pelo professor Dr. Marcos Antônio Bessa-Oliveira.

Notícias

 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO 2018.1

 

Convidamos autores interessados em apresentar artigospaper ou ensaios para as suas duas próximas edições – a de nº número 19, cujas discussões temáticas serão Tendências Artísticas do Século XXI (2018.1) respectivamente. 

 
Publicado: 2018-03-20 Mais...
 
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v. 9, n. 18 (2017): Tendências Teóricas do Século XXI


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