UMA LEITURA DA DINÂMICA DE ACESSIBILIDADE SOBRE O ‘OBJETO – ESPAÇO’: Observação na relação fronteiriça de Coronel Sapucaia - Capitán Bado

  • MILENY DE LIMA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Palavras-chave: Acessibilidade, Fronteira, Políticas Públicas, Desenvolvimento.

Resumo

RESUMO

A leitura busca apresentar a relação arquitetônica e geográfica no espaço de aula de campo realizada pelo programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na faixa de fronteira, onde foi observada a relação existente em Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul – Brasil) e Capitán Bado (Departamento de Amambay – Paraguai), fronteira internacional brasileira e paraguaia. O simples ato de realizar uma localização específica e destacar uma abordagem em dois municípios, identificando-os como área de fronteira, refere-se a um ato político, que por si e por sua relação de limite territorial e composição fronteiriça é geográfico e a partir do olhar sobre o desconhecido somado ao olhar de arquiteto diante o espaço é destacada a relação do ir e vir essencial, dos direitos de todos e possíveis diferenças entre as conquistas sociais de cada cidadania. É proposto assim, apresentar aspectos a se pensar frente à relação da acessibilidade, compreender representações, símbolos e formas de acolhimento em cada lado da fronteira que possibilitam ou não amparar todas as pessoas e relações sociais que possam vir a ocorrer, considerando então, chamar a atenção para certas distinções epistemológicas enfatizando as áreas de visita.

 

Biografia do Autor

MILENY DE LIMA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2014). Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2016). Atualmente é mestranda no programa de Pós-Graduação stricto sensu em Geografia: Área de concentração em Produção do Espaço Regional e Fronteira, da Universidade Federal da Grande Dourados (2017).

Referências

REFERÊNCIAS

ARANHA, Maria Salete Fábio. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. UNESP. Marília. Revista do Ministério Público do Trabalho, Ano XI, no. 21, março, 2001, p. 160-173.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Avanços das Políticas Públicas para as pessoas com deficiência: uma análise a partir das Conferencias Nacionais. 1º edição. Brasília, 2012. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-avancos-politicas-publicas-pcd.pdf>. Acesso em julho de 2017.

COSTA, Vanderlei Balbino da; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Inclusão, Educação e Diversidade: Múltiplos Olhares. SPQMH/NEFEF/UFSCar, s/d. Disponível em: < http://www.pucpr.br/>. Acesso em junho de 2017.

DIONISIO, Silvia Hermelinda Rodrigues. Direito de ir e vir na sociedade brasileira. Conteúdo Jurídico, Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br>. Acesso em junho de 2017.

FATIMA OLIVEIRA, Antônia Maria de. Acessibilidade: Comparação das Leis dos Países do Mercosul. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados. Brasília, 2008. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br>. Acesso em julho de 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados sobre deficiência no Brasil. 2015. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em julho de 2017.

LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Belo Horizonte: UFMG, 2008, 190p. (El espacio. In LEFEBVRE, Henri. Espacio y política: El derecho a la ciudad II. Barcelona: Península, 1976, 190p.).

MARIANO, Thiago Batista; CUNHA, Reginaldo Bezerra; GONÇALVES, Auricelio Alves; PEREIRA, Tarciso Pinto. Políticas públicas de inclusão e acessibilidade. Revista Jus. 2017. Disponível em: <https://jus.com.br/politicas-publicas-de-inclusao-e-acessibilidade>. Acesso em julho de 2017.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Dados sobre deficiência no mundo. 2011. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/acao/pessoas-com-deficiencia/>. Acesso em julho de 2017.

PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. A pesquisa de campo. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

SANTOS, Douglas. A reinvenção do espaço. São Paulo: EdUNESP, 2002.

Publicado
2017-11-20
Como Citar
SANTOS, M. D. L. UMA LEITURA DA DINÂMICA DE ACESSIBILIDADE SOBRE O ‘OBJETO – ESPAÇO’: Observação na relação fronteiriça de Coronel Sapucaia - Capitán Bado. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 20 nov. 2017.