COMUNICAÇÃO INTERNA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: estudo de caso na Gerência de Educação e Cultura de Naviraí

  • Roni Silva dos Santos IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Alessandra Farias IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Danilo Adriano Mikucki
  • Giselle Giovanna do Couto IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Organizações Públicas, Comunicação Interna, Processos de Comunicação

Resumo

A comunicação tem sido um dos principais responsáveis pelo andamento, sucesso, efetivação dos serviços públicos e que consome a maior parte do tempo dos administradores. A comunicação interna (CI) é um tipo de comunicação utilizada como ferramenta indispensável nas organizações públicas municipais, sendo responsáveis por gerar informações necessárias na tomada de decisões, de forma ágil e eficiente. A demora do envio e o retorno das informações geradas por meio das ferramentas atualmente usadas para a CI têm sido um grande entrave para os administradores e aos colaborados dessas organizações públicas municipais. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de viabilidade para implantação de um sistema de informação para comunicação interna que agilize o processo de comunicação e facilite a transparência do trabalho público. Para tanto foi realizada uma e entrevista com 30 funcionários da Gerência de Educação e Cultura (GEMED) de Naviraí. Após a compilação de dados foi possível perceber que o sistema de CI que é usado atualmente precisa de algumas mudanças, o que permite concluir que a criação de um sistema de CI próprio agilizaria o processo de comunicação e o deixaria mais transparente.

Biografia do Autor

Roni Silva dos Santos, IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
discente do curso TADS do IFMS Naviraí
Alessandra Farias, IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
discente do curso TADS do IFMS Naviraí
Danilo Adriano Mikucki
IFMS
Giselle Giovanna do Couto, IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Docente do Campus Naviraí - IFMS

Referências

BÄCHTOLD, C.. Noções de Administração Pública. 3. ed. Cuiabá: Edo UFMT, 2008.

CURVELLO, J. J. A. Comunicação Interna e a Cultura Organizacional. 2. ed. Brasília: Casa das Musas, 2012.

HEDLER, H. C., SILVA, R. B., ALONSO, L. B. N., CAMPOS, R., CARMO, E. Barreiras à Comunicação Organizacional: um estudo em uma organização pública do governo do Distrito Federal. Revista de Estudos da Comunicação, Curitiba, 16(40), 165, 2015

NAVIRAÍ, Lei Complementar nº 167, de 11 de fev. de 2015, Altera a Lei Complementar nº 132 de 11 de janeiro de 2013, que dispõe sobre a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Naviraí, Naviraí, MS, 2015

MELO, B. M. M.. Comunicação Interna: Uma Ferramenta Estratégica para o Sucesso Empresarial. 2006, Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

VIANA, F. L. E.; DA SILVA, É. S.; DE OLIVEIRA, J. A. O Papel da Intranet na Comunicação Organizacional Interna: estudo de caso em um banco de desenvolvimento, In. SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007, Resende. Anais do IV SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende-RJ, SEGeT, 2007.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

FAVORETO, R. L., ISHIKAWA, E. C. M., FAVORETO, G. L., AQUINO, G. P. L., FAVORETO, J. L. (2006). Alguns impactos da tecnologia da informação sobre a comunicação interna organizacional. In. Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Anais, V.30, 2006.

Publicado
2017-11-20
Como Citar
DOS SANTOS, R. S.; FARIAS, A.; MIKUCKI, D. A.; DO COUTO, G. G. COMUNICAÇÃO INTERNA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: estudo de caso na Gerência de Educação e Cultura de Naviraí. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 20 nov. 2017.