VISÃO BASEADA EM RECURSOS COMO FONTE DE APRIMORAMENTO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS NO CLUBE AABB DE NAVIRAÍ
Resumo
O objetivo do presente trabalho é identificar quais as potencialidades estratégicas do Clube da AABB em Naviraí. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa descritiva em dois momentos. Primeiramente, foram entrevistados o presidente e o gerente do clube para entender o funcionamento da associação. Depois, foram entrevistados quinze sócios com o intuito de entender a percepção de valor que o sócio tem do clube e verificar como está a comunicação e inserção dos mesmos nas atividades desenvolvidas pela diretoria e administração da AABB. Partindo de uma análise baseada na VBR, observou-se a necessidade de valorização dos recursos internos, como a infraestrutura, bem como a falhas que precisam ser melhoradas, como a manutenção e reparos, a busca por atrações diferenciadas e inovações no serviço e a melhoria da comunicação entre o clube e os associados. Sendo assim, foram feitas sugestões, como o desenvolvimento de um plano de manutenção e um novo canal de comunicação direta com o associado do tipo SMS ou push mail.
Referências
BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v.12, n.1, p.99-120, 1991.
BARNEY, J. B. Looking inside for competitive advantage. The Academy of Management Executive, v. 9, n. 4, p.49-61, 1995.
BEUREN, I. M.; MARCELLO, I. E. Relação da Importância dos Recursos Estratégicos com as Medidas de Desempenho em Empresas Brasileiras. Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM), v. 15, n. 1, p.65-82, 2016.
CARVALHO, L. F.; GRZEBIELUCKAS, C. Vantagem competitiva na visão baseada em recursos. In: Semana do Contador. Anais... Maringá: UEM-DCC, 2006.
JUNGES, V. C.; DAL-SOTO, F. Recursos e Capacidades Estratégicas como fontes de vantagem competitiva no Clube Arranca. Revista Capital Científico, v. 15, n. 1, jan./mar.
MELO, G. T. Identificação dos recursos estratégicos geradores de vantagem competitiva sustentada em uma empresa de consórcios: o caso da Embracon. In: ANPAD, V Encontro de Estudos em Estratégia. Porto Alegre – RS. 2011. Anais… Porto Alegre: ANPAD, 2011
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégia: um roteiro pela selva do pla¬nejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
PAIVA, R. V.; BARBOSA, F. V.; GONÇALVES, R. G. A Visão Baseada em Recursos: o que se vê é diferente, mas é igual. REUNA, v. 13, n. 3, p. 27-39, 2008.
PEREIRA, J. A.; BANKUTI, S. M. S. Estrutura de Mercado e Estratégia: um estudo na Indústria Brasileira de Baterias Automotivas. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 15, n. 1, jan./mar. 2016.
PETERAF, M. A. The cornerstones of competitive advantage: A Resource-Based View. Strategic Management Journal, v. 14, n. 3, p.179-191, 1993.