VISÃO BASEADA EM RECURSOS COMO FONTE DE APRIMORAMENTO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS NO CLUBE AABB DE NAVIRAÍ

  • Ana Joyce Godoy Dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Charleni Crisostomo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Gilberto Kazuhiko Yokoro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Vantagem competitiva, Estratégia, Visão Baseada em Recursos, Associação.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é identificar quais as potencialidades estratégicas do Clube da AABB em Naviraí. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa descritiva em dois momentos. Primeiramente, foram entrevistados o presidente e o gerente do clube para entender o funcionamento da associação. Depois, foram entrevistados quinze sócios com o intuito de entender a percepção de valor que o sócio tem do clube e verificar como está a comunicação e inserção dos mesmos nas atividades desenvolvidas pela diretoria e administração da AABB. Partindo de uma análise baseada na VBR, observou-se a necessidade de valorização dos recursos internos, como a infraestrutura, bem como a falhas que precisam ser melhoradas, como a manutenção e reparos, a busca por atrações diferenciadas e inovações no serviço e a melhoria da comunicação entre o clube e os associados. Sendo assim, foram feitas sugestões, como o desenvolvimento de um plano de manutenção e um novo canal de comunicação direta com o associado do tipo SMS ou push mail.

Biografia do Autor

Ana Joyce Godoy Dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Acadêmica do MBA em Gestão de Negócios da UFMS
Charleni Crisostomo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Acadêmica do MBA em Gestão de Negócios da UFMS
Gilberto Kazuhiko Yokoro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Acadêmico do MBA em Gestão de Negócios da UFMS
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Referências

BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v.12, n.1, p.99-120, 1991.

BARNEY, J. B. Looking inside for competitive advantage. The Academy of Management Executive, v. 9, n. 4, p.49-61, 1995.

BEUREN, I. M.; MARCELLO, I. E. Relação da Importância dos Recursos Estratégicos com as Medidas de Desempenho em Empresas Brasileiras. Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM), v. 15, n. 1, p.65-82, 2016.

CARVALHO, L. F.; GRZEBIELUCKAS, C. Vantagem competitiva na visão baseada em recursos. In: Semana do Contador. Anais... Maringá: UEM-DCC, 2006.

JUNGES, V. C.; DAL-SOTO, F. Recursos e Capacidades Estratégicas como fontes de vantagem competitiva no Clube Arranca. Revista Capital Científico, v. 15, n. 1, jan./mar.

MELO, G. T. Identificação dos recursos estratégicos geradores de vantagem competitiva sustentada em uma empresa de consórcios: o caso da Embracon. In: ANPAD, V Encontro de Estudos em Estratégia. Porto Alegre – RS. 2011. Anais… Porto Alegre: ANPAD, 2011

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégia: um roteiro pela selva do pla¬nejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

PAIVA, R. V.; BARBOSA, F. V.; GONÇALVES, R. G. A Visão Baseada em Recursos: o que se vê é diferente, mas é igual. REUNA, v. 13, n. 3, p. 27-39, 2008.

PEREIRA, J. A.; BANKUTI, S. M. S. Estrutura de Mercado e Estratégia: um estudo na Indústria Brasileira de Baterias Automotivas. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 15, n. 1, jan./mar. 2016.

PETERAF, M. A. The cornerstones of competitive advantage: A Resource-Based View. Strategic Management Journal, v. 14, n. 3, p.179-191, 1993.

Publicado
2017-09-11
Como Citar
SANTOS, A. J. G. D.; CRISOSTOMO, C.; YOKORO, G. K.; PEREIRA, J. A. VISÃO BASEADA EM RECURSOS COMO FONTE DE APRIMORAMENTO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS NO CLUBE AABB DE NAVIRAÍ. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 11 set. 2017.