Amor e paixão nos bastidores de uma missão religiosa católica no sertão do extremo norte de Goiás (atual norte tocantinense): Quinto Tonini e Teresinha Foli em seus relatos de memória

  • Raylinn Barros da Silva Seduc/TO e IFTO Campus Araguaína

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e seu objetivo foi buscar desvelar uma paixão entre dois missionários católicos orionitas: Teresinha Foli e Quinto Tonini, religiosos que se estabeleceram no antigo extremo norte de goiano – atual norte tocantinense – na metade do século XX, durante o processo que resultou na estruturação do catolicismo na região. Ao analisar as memórias de Teresinha, será possível constatar que os dois alimentaram um amor até o fim de suas vidas, sentimento que fez parte dos bastidores da missão e influenciou os caminhos da mesma no contexto analisado. A fonte utilizada foi relato de memória: livro já publicado. A metodologia consistiu na análise dessa fonte buscando extrair o que ela por vezes pretendeu omitir. Utilizamos como orientação metodológica e teórica, referenciais que se inserem no âmbito dos estudos autobiográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raylinn Barros da Silva, Seduc/TO e IFTO Campus Araguaína
Licenciado e Especialista em Ensino de História pela UFT - Universidade Federal do Tocantins. Mestre em História pela UFG - Universidade Federal de Goiás. Autor do livro: Pedro Milagroso, o mendigo que virou santo, Editora Kelps, 2013.
Publicado
2018-12-17
Como Citar
DA SILVA, R. B. Amor e paixão nos bastidores de uma missão religiosa católica no sertão do extremo norte de Goiás (atual norte tocantinense): Quinto Tonini e Teresinha Foli em seus relatos de memória. albuquerque: revista de história, v. 10, n. 19, 17 dez. 2018.